Descrição de 2 tipos de saque







O saque dá início ao rally, e é uma poderosa arma para se conquistar o ponto mais rapidamente, ou se quebrar a recepção adversária, facilitando-se assim o trabalho de bloqueio e defesa, pois um saque fraco facilita a recepção adversária e a sua conclusão ao ataque. Na regra atual, o erro do saque proporciona ponto ao adversário.

Atualmente, o saque por baixo é restringido à categoria pré-mirim, sendo primordial para a execução de outros saques, pois trabalha o controle da força, direção da bola e a base no trabalho de pernas.

- Saque por baixo

- Posição inicial

Pernas semifexionadas, afastadas aproximadamente na abertura dos ombros, sendo uma à frente; tronco inclinado à frente; quadril encaixado; braço semiflexionado à frente do corpo, apoiando a bola na palma da mão (correspondente à perna que está à frente); o outro braço ao lado e atrás do corpo; mão aberta com os dedos estendidos e separados, mão espalmada (correspondente à perna que está atrás)
- Desenvolvimento

Na posição inicial, realizar um movimento pendular com o braço que ataca a bola, sendo acompanhado um menor intensidade pelo resto do corpo. Soltar a bola da mão, seguido simultaneamente pelo braço (contraído) que ataca a bola, impulsionando-a para frente, e terminando o movimento com o braço estendido à frente, na direção em que se deseja enviar a bola. Em auxílio, a fim de se obter maior força para impulsionar a bola, no contato com a palma da mão na bola, a transferência simultânea da perna que está atrás, para frente, voltando todo o corpo na posição ereta.

- Saque por cima

O saque por cima (tipo tênis), por ser a base de estilo no aprendizado e aperfeiçoamento dos outros saques (balanceado, viagem etc).

• Posição inicial

Um pé à frente do outro no prolongamento da linha dos ombros; pernas semiflexionadas; tronco reto; braço à frente do corpo, segurando a bola na altura do peito, o outro braço semiflexionado (cotovelo alto) próximo à cabeça; palma da mão aberta e dedos estendidos e separados (mão espalmada).

• Desenvolvimento

Lançar a bola para cima (sendo este lançamento um pouco acima da extensão máxima dos braços), o braço que golpeia a bola vai ao encontro da mesma, tocando-a com a palma da mão e os dedos, no meio ou embaixo desta. No contato da bola, movimento simultâneo da transferência da perna que está atrás, para frente. Ao final do movimento, o braço que golpeou a bola termina estendido ao lado do corpo,enquanto o que lançou a bola permanecerá flexionado, próximo ao corpo.

Você não pode perder:

- Receba os posts desse blog por email
- Ebook Gratuito: Como ensinar fundamentos do Voleibol
- Grupos de Whatsapp sobre Esportes


Comente:

Nenhum comentário