Exercícios para defesa no Voleibol







Objetivo da aula: Trabalhas as técnicas de defesa com os alunos, ensinando através de exercícios lúdicos, trabalhando com coordenação motora, treinando posicionamento para recepção e agilidade.

As técnicas de defesa são Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.

Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola. Esta técnica é utilizada, especialmente, para minimizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado da força com que uma bola fora cortada pelo adversário.

Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas sobre si mesmas, como numa oração. Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.

Posição de expectativa: Estratégia ou tática adotada antes do saque adversário de posicionamento da defesa, podendo ser no centro ou antecipado em uma das metadas da quadra.

Aquecimento : Jogo dos 3 cortes

Fazer uma roda e separar os alunos em 3 grupos de 15/16 pessoas. Vamos começar dando toques na bola, serão dois toques, no terceiro a pessoa irá cortar, e o colega terá que defender esse corte, sem deixar a bola cair. Se acontecer da bola cair, a pessoa que deixou ela cair sai do jogo e com ela outra partida, ou seja, dois cortes, no terceiro acontece a defesa, e pessoa que defendeu sem deixar cair, continua no jogo.

Atividade 1

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e devolve para o colega utilizando a manchete.

Atividade 2

Um aluno lança a bola para cima e ataca, alternando o ataque para o lado direito e  para o lado esquerdo do colega. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.

Alternar os alunos e trocar as funções de quem ataca e defende.

Enfatizar que, no lado direito a perna direita vai mais à frente e no lado esquerdo é a perna esquerda que vai mais à frente.

Atividade 3

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega duas vezes consecutivas. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.

Atividade 4

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e defende a bola de manchete e devolve a bola de toque.

Quer mais atividades para suas aulas de Voleibol? Conheça o TOP 100 Voleibol, com atividades para todos os fundamentos. Clique aqui!



Você não pode perder:

- Iniciação no Volei - Da escola para o clube, do clube para a seleção
- Voleibol: Como Montar Treinos Passo a Passo e + de 170 exercícios
- Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILAS
- 100 Atividades para Voleibol Escolar


Comente:

Nenhum comentário