Principais regras do Voleibol de Praia








Os jogos são disputados em dois sets, com 21 pontos cada. Se houver empate, é disputado um tie-break de 15 pontos. A cada sete pontos, as duplas trocam de lado para não serem afetadas pelas condições climáticas, como sol no rosto e vento forte.

A parte física é mais intensa, o fato de trabalharmos com dupla faz a gente se comunicar mais. Na quadra a distribuição fica maior, trabalhamos mais defesa, o bloqueio tem que ser mais eficiente, a parte física tem que estar em dia.

O esporte é disputado por duas duplas que se enfrentam em quadras com 16m de cumprimento por 8m de largura. O Brasil foi ao alto do pódio com as duplas Jaqueline e Sandra (Atlanta 96), Emanuel e Ricardo (Atenas 04) e Alisson e Bruno (Rio 16).

Outras regras básicas:

  • O jogo será vencido pela dupla que ganhar dois sets. Assim, não há um tempo exato para a duração de uma partida de vôlei de praia.
  • Vencerá o set a dupla que primeiro alcançar 21 pontos, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos sobre a dupla adversária. Se houver empate por 20 a 20, o set continuará a ser jogado até que uma das duplas abra dois pontos de vantagem.
  • Em caso de empate por 1 a 1, será disputado um tie-break. O terceiro e decisivo set é jogado até 15 pontos, desde que ocorra uma diferença de dois pontos.
  • Durante os dois primeiros sets, as duplas trocam de lado da quadra a cada 7 pontos disputados. Já no tie-break, a troca de lado acontece a cada 5 pontos disputados.
  • Ao contrário do voleibol, não há falta por erro no posicionamento dos jogadores. Os atletas são livres para se movimentar dentro da quadra como preferirem.
  • Não há substituição de jogadores. Caso um jogador se machuque, serão concedidos cinco minutos para sua recuperação. Se, depois desse tempo, esse atleta não conseguir retornar à partida, sua dupla será considerada incompleta e os adversários serão declarados vencedores.
  • Caso a bola encoste no jogador que tentar um bloqueio, será considerado um toque na bola. Assim, a dupla que bloqueou poderá dar apenas mais dois toques antes de devolver a bola para a quadra adversária.
  • A "carregada" é permitida no vôlei de praia quando a dupla se defende de um ataque violento. Ou seja, se durante um movimento de defesa de uma bola violenta, um jogador "carregar" a bola, segurando-a momentaneamente entre os dedos antes de rebatê-la, não será marcada uma infração. Além disso, a bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
  • Quando um levantamento for realizado, a bola levantada não pode dar um giro em torno de seu eixo. Caso isso aconteça, no vôlei de praia, é marcada uma infração de "dois toques".
  • Quando dois jogadores brigam pela bola por cima da rede, tocando a bola simultaneamente, não é considerado falta.
  • Enquanto um jogador realiza o saque, o outro membro da dupla não pode atrapalhar a visão do adversário, impedindo que veja a trajetória da bola. Caso isso ocorra, é possível que um dos atletas que esteja recebendo o saque solicite que esse atleta se mova lateralmente.
  • Não há uma delimitação de espaço para o saque no fundo da quadra. O sacador pode fazer o movimento de qualquer local entre os 8 metros da linha de fundo.
  • Cada dupla tem direito a um tempo de 30 segundos em cada set.
Esporte que deu a primeira medalha olímpica para mulheres brasileiras, o vôlei de praia é sempre uma fonte de conquistas para o Brasil.


Você não pode perder:

- Iniciação no Volei - Da escola para o clube, do clube para a seleção
- Voleibol: Como Montar Treinos Passo a Passo e + de 170 exercícios
- Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILAS
- 100 Atividades para Voleibol Escolar


Comente:

Nenhum comentário