A importância de exercícios variados no Voleibol







Uma das coisas mais difíceis que há para o profissional que trabalha com Voleibol é ter atividades que motivem os seus alunos em aulas contínuas.

O ensino do Voleibol não é fácil como o futebol ou handebol, que tem movimentos mais simples nos fundamentos. Os fundamentos do Voleibol exigem movimentos combinados e gestos próprios. Para o seu aprendizado, quanto mais atividades diversificadas, melhor. Veja um breve resumo dos fundamentos abaixo.

Saque:
O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrisar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola. 

Passe:
Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentiva de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto.

Levantamento:
O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.

Ataque:
O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.

Bloqueio:

Serve para se defender do ataque adversário. Deve ser feito quando o seu oponente também está na rede. Basta saltar com as duas mãos acima da rede tentando interceptar o ataque. Certo: sem encostar na rede. Errado: reto, para trás a rede, com as mãos abertas

Defesa:
A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário.

Para se aprender os movimentos para cada fase do jogo, é preciso ter atividades/exercícios que estimulem o gesto motor específico.

Como professora, eu recomendo um ebook excelente de exercícios de Voleibol para agilizar a elaboração de aulas, que traz 300 exercícios para colocar em prática imediatamente. Cique aqui e conheça o guia +300 exercícios de Voleibol

 


Você não pode perder:

- Iniciação no Volei - Da escola para o clube, do clube para a seleção
- Voleibol: Como Montar Treinos Passo a Passo e + de 170 exercícios
- Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILAS
- 100 Atividades para Voleibol Escolar


Comente:

Nenhum comentário