Aquecimento para o Voleibol de Praia








O vôlei de praia é um esporte que vem chamando muita atenção e que é praticado em condições ambientais extremas, onde os jogadores são obrigados a executar ações contínuas sob altas temperaturas e alta umidade.  Diante desse aumento vertiginoso de praticantes, os mesmos (praticantes) vem buscando realizar treinamentos físicos para a melhora da sua condição para a pratica do vôlei de praia.

Dessa forma, o aquecimento para o vôlei de praia antes de treinos físico para essa modalidade deverão ser realizados de forma correta e eficiente, buscando evitar a ocorrência de indesejadas lesões. Os movimentos devem ser adaptados para que todos possam jogar com força, segurança e prazer, proporcionando momentos recreativos. Movimentos simples adaptados do volleyball convencional, auxilia a qualidade de vida social, desenvolve o aspecto cognitivo, fisiológico, coordenação motora, agilidade, velocidade e flexibilidade, auxiliando as atividades da vida diária.

Um exercício que poderá ser realizado como aquecimento para o vôlei de praia, é o praticante executar deslocamentos laterais no fundo da quadra realizando movimentos de defesa com fundamentos de toque ou manchete. Outro exercício que pode-se executar como forma de aquecimento no vôlei de areia, é o praticante executar deslocamentos de frente e costas realizando também movimentos de defesa ou recepção com os fundamentos de toque ou manchete. Um ponto importante é que esses exercícios sejam realizados em intensidade de esforço leve a moderada, pois o objetivo desses exercícios é aquecer (preparar) o praticante para uma carga de esforço intensa que virá a seguir.

Além da movimentação em quadra, exercicios mais leves de fundamentos também podem ser utilizados no aquecimento. Isso inclui um bate e bola com o parceiro variando os golpes e combinando-os. Após isso, pode-se combinar exercicios de movimentação na quadra usando fundamentos como toque e manchete com objetivos de direcionamento da bola.

Um exemplo de exercício para aquecimento para o vôlei de praia: o praticante se posicionará no fundo da quadra e o indivíduo (companheiro) que está com a bola próximo a rede de frente para o praticante.

Realizado esse posicionamento o praticante realizará um deslocamento frontal até próximo do indivíduo que está com a bola. Diante disso, quando praticante estiver se aproximando o indivíduo que está com a bola lançara (jogará) a bola na direção do praticante e o mesmo deverá realizara recepção ou defesa executando o fundamento de toque ou manchete.

Em seguida o praticante deslocará- se de costas em direção ao fundo da quadra e, o indivíduo que está com bola lançará a mesma para que o praticante novamente realize a defesa ou recepção com o fundamento de toque ou manchete. Lembrando que o praticante obviamente deverá realizar os movimentos de fundamento e jogar a bola de volta a mão do indivíduo que está próximo a rede nesse exercício de aquecimento para o vôlei de praia.

Nesse exercício de aquecimento no vôlei de praia será trabalhado de um forma mais intensa as valências biomotoras de potência e agilidade, pois será necessário o praticante realizar movimentos de aceleração e desaceleração. Entretanto, é interessante que esses exercícios (primeiro e segundo descritos) não sejam realizados de forma intensa, pois o objetivo é aquecer, ou seja, preparar o indivíduo para um esforço mais intenso que virá a seguir.






Este curso vai proporcionar a você ter total conhecimento: Técnicas, procedimentos, metodologia, oportunidades, criatividade relacionados aos fundamentos do voleibol como saque, toque, manchete, levantamento, ataque, defesa e bloqueio.Aprenderá como montar treinos para suas equipes sendo elas escolares, de comunidade e clubes. Clique aqui e saiba mais!


Você não pode perder:

- Receba os posts desse blog por email
- Ebook Gratuito: Como ensinar fundamentos do Voleibol
- Grupos de Whatsapp sobre Esportes


Comente:

Nenhum comentário