Como ensinar a Cobertura De Bloqueio no Voleibol?








A cobertura de bloqueio no voleibol é a ação dos jogadores em proteger a zona atrás do bloqueio ou próximo ao atacante no momento da cortada.

No bloqueio pode participar até três jogadores (os três da frente) para aumentar as chances de interceptação. Também será importante aqui ajuda a segunda linha para recuperar a bola quando um bloqueio sem êxito.

Uma das opções que o atacante é precisamente saltar jogar a bola com força diretamente contra o bloqueio buscando faltando.

A cobertura do bloqueio e dos cortadores pelos seus jogadores correspondentes. Ou seja, quando estiver em ação o saída de rede, posição 2, o seu correspondente, o jogador 1, faz a cobertura; quando estiver em ação o meio de rede, posição 3, o seu correspondente, o jogador 6, faz a cobertura e quando o jogador de entrada de rede, posição 4, estiver em ação, o jogador 5 faz a cobertura. Em outras palavras: os jogadores 1, 6 e o 5 são correspondentes do 2, 3 e o 4, respectivamente;

É a designação para a disposição tática tendo em vista a defesa da bola "largada". E a combinação do posicionamento do bloqueio que fecha uma área com a defesa que cobre outra área.

O Que o aluno precisa aprender para ter uma cobertura eficiente no bloqueio?

É preciso aprender a identificar o posicionamento adequado para cada situação em que sua equipe seja atacada, nas diferentes posições da rede. Dessa forma,  se posicionarão para o bloqueio e para uma eventual bola que bata no bloqueio e volte no seu campo.

Outro aprednizado é movimentar-se em quadra de modo a reforçar sua atitude defensiva individual e assim reforçar o trabalho de sua equipe.

Por ultimo, precisa aprender a trabalhar o respeito aos colegas e valorizar o trabalho em equipe para que a ação coletiva seja eficiente.

Vale lembrar que o Bloqueio é  um modo de atrapalhar o jogador do outro time, um modo de defesa, realizado bem próximo à rede pelos jogadores da área de ataque, eles que fazem com que a bola não entre no campo, assim muitas vezes marcam ponto. E quando a bola passa e o ponto não é marcado direto, o bloqueio pode minimizar a potência do ataque ajudando o seu time no contra-ataque.

Quer enriquecer suas aulas de Voleibol? Conheça o guia Voleibol 300+, com mais de 300 exercícios de Voleibol e o Curso online Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILAS.
 


Você não pode perder:

- Receba os posts desse blog por email
- Ebook Gratuito: Como ensinar fundamentos do Voleibol
- Grupos de Whatsapp sobre Esportes


Comente:

Nenhum comentário