O que é o rolamento no Voleibol?








Todos os jogadores devem ficar atentos durante a ação defensiva — mesmo o levantador. Em geral, aqueles que estão posicionados na rede sobem para bloquear o ataque adversário, enquanto os restantes se espalham na quadra para fazer a cobertura e tentar o contra-ataque no Voleibol.

Uma das técnicas de defesa que tem é o Rolamento. O rolamento é uma ação acrobática utilizada para recuperar bolas que estão fora do alcance da manchete, através do qual o jogador cobre uma distância razoável em um curto espaço de tempo. Depois de fazer uma defesa próxima ao chão, o jogador deve rolar com as costas para evitar lesões no Voleibol;

Agora conheceremos os tipos de rolamentos. Estes movimentos são ensinados na fase em que o aluno já tenha um bom domínio do fundamento passe e manchete no Voleibol.

Rolamento dorsal

Forma de Execução: O jogador projeta ao chão e termina rolando sobre o ombro, fazendo assim, a movimentação mais rápida para dar sequência ao jogo.

Rolamento Parafuso

Forma de execução: O jogador projeta ao chão e rola lateralmente sobre o próprio corpo após o contato com a bola.

Ensinar corretamente a forma de rolamento para os alunos é fundamental para melhorar a técnica da defesa. Em um esporte tão competitivo, conseguir manter a bola em quadra o maior número de vezes possível é o caminho mais rápido para conquistar a vitória nos jogos.

Até a próxima!



Você não pode perder:

- Receba os posts desse blog por email
- Ebook Gratuito: Como ensinar fundamentos do Voleibol
- Grupos de Whatsapp sobre Esportes


Comente:

Nenhum comentário