Treinamento Funcional no Voleibol








A  maioria do treinamento funcional realizado pelos atletas é, também, um treino do Core. Imagine um esporte como vôlei ou basquete em que os saltos são constantes: se os músculos do Core não estiverem desenvolvidos, o atleta apresentará problemas e surgirão dores ou lesões. Dentro da sessão de treino, ter uma parte específica par treinar a região estabilizadora do Core.

São vários os motivos para colocar o treinamento funcional na periodização de esportes de rendimento, entre eles e, com mais destaque, estão o equilíbrio muscular, ter músculos mais preparados e com rápida resposta assim como a prevenção de lesões com o aumento da sobrecarga.

O treinamento funcional tem como um dos seus pilares o fortalecimento do core, que é a região central de força do corpo, incluindo abdômen, lombar e quadris, e possibilita a estabilização da coluna vertebral. O fortalecimento desta região é importantíssima para quem joga voleibol, principalmente por causa da intensa movimentação na rede co ataques e bloqueios. 

Se você deseja intensificar o seu treino físico no Voleibol,  a dica é investir no Treinamento Funcional.

Confira a seguir, alguns dos benefícios extras que a prática traz ao corpo:
– Melhora do condicionamento físico;
– Melhor flexibilidade;
– Maior disposição e combate a fadiga;
– Perda de peso e definição dos músculos;
– Melhora no bom humor;
– Melhora na qualidade do sono;
– Evita o risco de sofrer lesões;
– Evita o surgimento de complicações cardiorrespiratórias.

Alguns exercícios que são característicos do treino funcional e que podem estar relacionados numa sessão de treino em diversos esportes:

  • Pranchas: para quem é bem treinado, há variações para deixa-las mais intensas. Pode ficar de 1 a 3 minutos na posição acrescentando carga ou movimentos nos membros superiores ou inferiores.
  • Agachamentostambém há diversas variações com diferentes bases de apoio como pé paralelos, unipodal, em bases instáveis. Podem ser realizados com o peso corporal e ir incrementando com carga conforme vai progredindo no controle do movimento.
  • Burpeeexercício dinâmico conhecido dentro dos treinos funcionais. Trabalha em um único exercício o corpo todo.

Com ajuda daqui



Você não pode perder:

- Receba os posts desse blog por email
- Ebook Gratuito: Como ensinar fundamentos do Voleibol
- Grupos de Whatsapp sobre Esportes


Comente:

Nenhum comentário