Posições de jogadores no Voleibol

 

O voleibol é um jogo que tem 6 jogadores de cada lado. Então, para falarmos de posição, temos que dar nome aos 6  e suas posições, que são: levantador, líbero, ponta( são 2 pontas), central (são 2 centrais, que revezam com o líbero) e oposto. 


O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha. Confira a seguir a função e importância de cada uma delas.


Levantador

O levantador é quem distribuirá a bola para o ataque. Então, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.

Geralmente, esse atleta se posiciona na rede e no meio. Algumas equipes gostam de levantar a bola pela ponta, sendo essa a posição escolhida para o levantador. Ele vai levantar a bola com a ponta dos dedos para que os atacantes marquem o ponto.

O levantador não necessariamente precisa ser um atleta muito alto mas tem que ter boa visão de jogo, um grande entrosamento com os atacantes e adotar uma posição de liderança.
 

Líbero

O líbero é o principal jogador de defesa e passe. Cada equipe pode ter apenas um líbero entre os 12 atletas, e ele só pode realizar ações de defesa, não sendo permitido atacar a equipe adversária, mesmo que na zona de defesa. Por isso, é muito difícil ver um ponto do líbero.

A principal característica do líbero é ter uma boa recepção de bola, defendendo a ação de ataque do time oposto. Ele é o único atleta que pode entrar e sair ilimitadamente no jogo e normalmente costuma ocupar a posição central do fundo da quadra. Ele sempre reveza com um dois centrais que estão na posição de fundo de quadra
 

Pontas

Eles ficam posicionados nas laterais da quadra. As principais funções deles são defender o ataque do time adversário e realizar o ataque na entrada e saída de rede.

Grande parte das vezes, o ponta é designado para uma das duas funções. Isso acontece porque normalmente ou ele tem um grande domínio da recepção e da manchete, ou ele tem bastante força e velocidade, sendo um especialista em ataque.
 

Central

Geralmente, são os mais altos da equipe. Eles são os encarregados de realizar o bloqueio do ataque adversário. Além disso, eles também precisam ser bem ágeis, pois são os principais responsáveis pelas bolas rápidas, que são aquelas lançadas pelo levantador com velocidade e altura baixa.
 

Oposto

O oposto é o jogador que sempre ocupa a posição oposta ao levantador e a principal função dele é o ataque, por isso ele deve estar posicionado de forma a receber o passe do levantador. Ele costuma ser o jogador mais procurado para realizar as jogadas de saída, ou seja, na linha de três metros (próximo ao local que separa a defesa do ataque).

Cabe ao oposto ser o desafogo do levantador em situações mais críticas. Por isso, os jogadores com essa função são comumente chamados de “bola de segurança”.

 Essas são as posições do Voleibol e todo o jogo que passar na televisão, você poderá identificar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saque no Voleibol: treinamento de técnica e tática

TOP 200 Recreação - 200 atividades de Recreação